Na novela Gênesis, José (Juliano Laham) foi vítima da crueldade dos irmãos e vendido aos mercadores ismaelitas. Isso porque os filhos mais velhos de Jacó tem inveja do irmão mais novo por ele ser o preferido do pai. José, no entanto, dará a volta por cima e se tornará o segundo homem mais poderoso do Egito.
Após a venda aos ismaelitas, José vai para o Egito e será vendido a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda. No início, o jovem vai sofrer as consequências das maldades dos irmãos, mas logo ganhará a confiança do seu comprador. Ele passará a ser o responsável pelos negócios da casa e pela administração dos bens de Potifar.
Porém, a mulher do oficial do faraó armará contra José após ele se recusar a se deitar com ela. A mulher, por vingança, dirá que filho de Jacó tentou assediá-la e, por isso, José será preso injustamente.
Na prisão, ele ficará conhecido como intérprete dos sonhos, até que isso chamará a atenção do faraó. Após interpretar um sonho do soberano, ele o agradará e será nomeado governador de toda a terra do Egito.
Gênesis, telenovela bíblica da Record TV, é escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro. Os protagonistas são Carlo Porto (Adão), Juliana Boller (Eva), Oscar Magrini (Noé), Zé Carlos Machado (Abraão), Petrônio Gontijo (Jacó) e Juliano Laham (José). A novela bíblica é baseada no livro bíblico de Gênesis e mostra a história da criação do mundo; Adão e Eva; o grande dilúvio; a Torre de Babel; Abraão e, por fim, o período de escravidão do povo hebreu no Egito.