Garota do Momento pode marcar um grande avanço na representatividade LGBTQIA+. A autora Alessandra Poggi escreveu uma cena de beijo entre Guto (Pedro Goifman) e Vinícius (Elvis Vittorio), prevista para ir ao ar no capítulo 90, no dia 17 de fevereiro. Embora a exibição ainda dependa da aprovação da emissora, a diretora Natalia Grimberg está confiante de que a cena será incluída na trama.
A possível exibição do beijo gay acontece em um contexto delicado, já que a Globo tomou decisões recentes que limitaram a representatividade LGBTQIA+ em suas novelas. Em Mania de Você, por exemplo, a emissora pediu que João Emanuel Carneiro removesse a história de amor entre Diana (Vanessa Bueno) e Fátima (Mariana Santos), justificando que poderia ser “chocante” para parte do público do horário nobre.
Algo semelhante aconteceu em Vai na Fé, onde cenas de beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) foram cortadas, mesmo após já terem sido gravadas. No entanto, a autora Rosane Svartman persistiu e conseguiu finalmente exibir o aguardado momento de carinho entre as personagens, que se tornou simbólico para os espectadores.
Alessandra Poggi tem se destacado na Globo, e Garota do Momento é um sucesso tanto em audiência quanto em repercussão. A autora e Natalia Grimberg estão tratando a história de Guto e Vinícius com cuidado e sensibilidade, buscando trazer a representatividade de maneira gradual e respeitosa.
Além disso, Poggi já está planejando sua próxima novela, que terá uma abordagem ainda mais ampla sobre o tema. A trama será protagonizada por Ayla, uma mulher gay confiante em sua sexualidade. A atriz que viverá a personagem ainda não foi escolhida.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Garota do Momento
Criada e escrita por Alessandra Poggi e com direção artística de Natália Grimberg, Garota do Momento tem no elenco principal nomes como os de Duda Santos, Pedro Novaes, Maisa, Carol Castro, Fábio Assunção, Lília Cabral, Letícia Colin Paloma Duarte, Danton Mello, Eduardo Sterblitch, Maria Flor, Ícaro Silva, Cauê Campos, Klara Castanho e Silvero Pereira.