Há quase quatro meses no ar, Mania de Você chega nesta quinta-feira (02) ao seu capítulo 100 sem motivos para comemorar. Após muitas alterações, a novela das nove da Globo virou uma colcha de retalhos, mas nem assim conseguiu deslanchar e escapar de um vexame histórico no ibope.
O centésimo capítulo do folhetim traz uma nova reviravolta envolvendo a protagonista Viola (Gabz), que desaparece após um acidente de helicóptero e é dada como morta. Ela, no entanto, está viva e retorna para se vingar de Mavi (Chay Suede).
Mudanças e trama mutilada
Essa virada não estava prevista pelo autor João Emanuel Carneiro na concepção da trama. Inicialmente, a ideia era que o capítulo 100 trouxesse Luma (Agatha Moreira) tomando o restaurante de Viola. Porém, com as mudanças para tentar levantar o ibope, essa reviravolta foi antecipada em quase 50 capítulos.
Mas essa foi apenas uma das várias mudanças que Carneiro fez para tentar emplacar Mania de Você. Além disso, o novelista também cortou tramas como o romance lésbico entre Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno). Outro alvo dos cortes foi a relação entre Volney (Paulo Rocha) e Bruna (Duda Batsow).
O medo era de que as abordagens de assuntos polêmicos desgastassem ainda mais o folhetim, afugentando ainda mais o público. Isso tudo aconteceu depois dos inúmeros cortes da Globo em cenas dos primeiros capítulos para antecipar a chegada da segunda fase da história.
Tudo isso fez com que a trama se perdesse, com reviravoltas capengas e uma cansativa sequência de idas e vindas entre os protagonistas, como Luma transitando entre o bem e o mal.
Mania de Você se consolida como fiasco histórico
No entanto, de nada adiantou todas essas intervenções e reviravoltas. A audiência de Mania de Você não deslanchou e nem esboçou sequer alguma reação. Pelo contrário: os índices caíram ainda mais, o que se agravou com a chegada das festas de fim de ano.
Até o momento, Mania de Você acumula 21,2 pontos de média na Grande São Paulo. É a pior audiência da história do horário das nove. João Emanuel Carneiro dificilmente vai conseguir virar esse jogo, já que a novela tem menos de três meses pela frente e ainda corre risco de ser encurtada por conta do fracasso no ibope.
Uma novela muito enrolada, não tem graça nenhuma de assistir