Indo mal das pernas no quesito audiência, A Caverna Encantada já tem uma previsão para encerrar suas gravações. De acordo com a coluna Play, do O Globo, a direção da novelinha já comunicou ao elenco que o término das filmagens ocorrerá em junho. Aliás, vale destacar que há uma vasta frente de capítulos e que a ideia é que os trabalhos transcorram sem correria.
Porém, existe ainda a possibilidade do SBT vir a acabar com suas novelas infantis no horário nobre. A princípio, a rede da família de Silvio Santos está avaliando os próximos passos, mas existe a ideia de deixar de produzir folhetins destinados ao público infantil. O objetivo é fazer tramas adultas, mas voltadas para a família. Ou seja: sem abordar temas pesados.
Essa, portanto, seria a maior mudança na dramaturgia do SBT desde 2012, quando o canal passou a apostar nesse nicho com o remake de Carrossel. Com o estouro de audiência da novela protagonizada por Larissa Manoela (Maria Joaquina) e Jean Paulo Campos (Cirilo), outras produções infantis vieram na sequência.
Nos bastidores, o entendimento da direção da emissora é de que não existe mais público que justifique o investimento em tramas desse nicho. Um dos argumentos é a audiência de A Caverna Encantada, atualmente em exibição no horário nobre do canal. Além da baixa audiência, o folhetim estaria com dificuldade para o licenciamento de produtos, algo que sempre ajudou a emissora a faturar alto.
A Caverna Encantada ainda vai ficar alguns meses no ar, mas o SBT tomará as primeiras decisões sobre a substituta já a partir de fevereiro. Isso porque, a emissora trabalha com bastante antecedência até mesmo nas gravações de suas tramas com o objetivo de diminuir os custos.