Na novela Flor do Caribe, exibida no horário das 18h da Globo, a família Albuquerque, a qual Dionísio (Sérgio Mamberti) e Alberto (Igor Rickli) pertencem, é uma das mais ricas do Brasil. Pouca gente sabe, no entanto, é que boa parte dessa fortuna foi originada de maneira pra lá de questionável e está amparada em um dos movimentos mais cruéis da história da humanidade, o nazismo. Ester (Grazi Massafera) será uma das primeiras a descobrirem isso.
É que ao brincar com Samuca (Vitor Figueiredo) a protagonista descobrirá uma fechadura que leva a um cômodo secreto na mansão Albuquerque, passando a procurar a chave que dá acesso ao local por toda a casa. Só que certa madrugada ela será obrigada a se esconder nessa busca ao ouvir a voz do marido.
Ele estará conversando com Dionísio justamente sobre um segredo que escondem, com o idoso dizendo que precisa falar com o neto sobre essas preciosidades e será acusado de estar obcecado com o assunto. “Você está falando isso, Alberto, porque não foi você que arriscou a própria vida para conquistá-lo”, dirá Dionísio.
Veja também – Haja Coração: Shirlei “quebra a cara” de Jéssica e resolve ficar na casa de Felipe
“Arriscar a própria vida… Eu achei que você tivesse enganado aqueles pobres desesperados e ficado com as joias deles”, dirá Alberto, se referindo a judeus que foram delatados aos nazistas por Dionísio na Segunda Guerra Mundial. O idoso dirá que enfrentou sério risco na época e que poderia ter perdido sua vida.
“E eu não teria conseguido reunir e guardar tudo isso que é a origem da nossa fortuna, do nosso império. Por isso, eu exijo que você respeite o meu passado e tudo que foi conquistado tão arduamente”, disparará ele, deixando Ester chocada com a revelação de que Dionísio ficou rico com o dinheiro que era dos judeus.
Flor do Caribe – Resumo dos próximos capítulos