Sequestrada por Tonico (Alexandre Nero), a pequena Mercedes voltará para os braços de Dolores (Daphne Bozaski) na reta final de Nos Tempos do Imperador. Só para se ter uma ideia, a jovem se aproveitará do momento ruim pelo qual o vilão estará passando para invadir a casa dele e tentar encontrar alguma informação sobre a menina. E será com a ajuda de Joana (Alice Morena) que tudo acontecerá.
A essa altura, o personagem de Alexandre Nero terá sonhado que será castigado pelos crimes cometidos ao longo da trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson. Porém, o que ele não sabe é que Celestina (Bel Kutner) possui provas que o incriminam pela aliança feita com Solano López (Roberto Birindelli) em prol do sequestro de Dom Pedro II (Selton Mello).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Como se não bastasse isso, o deputado também será acusado pela irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) de ter raptado sua herdeira. Sendo assim, ela, então, conseguirá convencer Nélio (João Pedro Zappa) a entrar na residência do pilantra para achar uma foto de Mercedes. E ele terá sucesso, já que contará com o auxílio da personagem de Alice Morena, que decidirá dar apoio ao casal devido aos constantes maus tratos sofridos pelo patrão.
Depois de tanto insistir, a filha de Eudoro (José Dumont), finalmente, ficará cara a cara com a criança, que já estará com mais de dois anos devido a passagem de tempo, e a tirará do cárcere privado a fim de apresentá-la a sua família. Lota (Paula Cohen), por sua vez, chorará bastante e ainda vai jurar ser uma avó melhor do que foi como mãe para Bernardinho (Gabriel Fuentes).