Ramiro (Amaury Lorenzo) sofrerá uma grande reviravolta em sua história na reta final de Terra e Paixão. Conhecido por fazer tudo o que Antônio (Tony Ramos) manda, o amado de Kelvin (Diego Martins) acabará deixando a sua fama de jagunço para trás para se tornar um verdadeiro herói na trama de Walcyr Carrasco. Só para se ter uma ideia, ele livrará Vinícius (Paulo Rocha) da morte, além de vir a ter um final feliz ao lado do garçom.
Tudo acontecerá a partir do momento em que o personagem de Amaury Lorenzo se recusar a matar Agatha (Eliane Giardini) e, por consequência, desobedecer Irene (Glória Pires). Na ocasião, ele inventará que não pode contrariar o fazendeiro, embora já esteja revendo suas atitudes no passado. Fora isso, Ramiro também se mostrará uma pessoa de bem ao decidir salvar a vida de Vinícius, o amante de Irene, que levará um tiro do pai de Caio (Cauã Reymond).
Assim que se deparar com o rival desacordado na mata, o personagem de Tony Ramos mandará seu funcionário averiguar a pulsação dele a fim de constatar se o mesmo está realmente morto. “Mortinho da silva. O tiro foi certeiro, patrão”, enganará Ramiro. Depois disso, o próprio Ramiro chegará a se confundir no momento em que for questionado pela megera se Antônio matou Vinícius. “Ah… É… O… Matou, sim. O geólogo tá mortinho”, dirá ele, gaguejando.
Enquanto isso, Kelvin estará ouvindo tudo às escondidas e, dessa forma, fará questão de aconselhar o crush a fazer uma terapia. Isso, no entanto, ajudará o peão a compreender melhor os seus sentimentos pelo loiro, lidar com sua fúria e ainda saber dizer não aos mandos e desmandos de Antônio.