Em O Cravo e a Rosa, em reprise na Globo, Catarina (Adriana Esteves) dará à luz a gêmeos, fruto do relacionamento com Patruchio (Eduardo Moscovis). No dia do parto, aliás, a filha de Batista (Luis Melo) não poupará nem o médico por conta do seu estresse do momento. Em seguida, Petruchio ficará surpreso ao ficar sabendo que a mulher lhe deu dois filho, e não um.
No último capítulo, uma cena chamará atenção. As crianças estarão bem, descansando pacificamente em cestos no quintal da fazenda. Amolecidos pela visão das crianças, os protagonistas finalmente decidirão selar a paz. “Catarina, eu quero pedir uma coisa pra ocê. Diz, pelo menos uma vez. Diz, pelo menos uma vez, ‘nosso'”, falará o homem.
Veja também: Resumo da novela O Cravo e a Rosa
Ele prosseguirá com seu pedido: “‘Diz nem ‘meu’, nem ‘seu’ não. Diz ‘nosso’. De agora por diante, tudo é nosso. A fazenda, que tá melhorando por causa do seu dinheiro. Os queijos que eu estou vendendo mais. O nosso progresso. . E os nossos filhos, que a gente há de criar para serem pessoas de bom coração”, pedirá o roceiro.
Por fim, o coração da fera amolecerá: “”Nossos. Nossos filhos. E também é nosso futuro, Petruchio'”. Eles se beijarão apaixonadamente, e as crianças aproveitarão a distração para atirarem ursinhos de pelúcia um no outro. O comportamento será uma “herança” herdada dos pais, que vivem em pé de guerra.