O mistério em torno de quem assassinou Ariosto (Eduardo Moscovis) será a grande aposta dos capítulos finais de No Rancho Fundo. O vilão será morto de forma surpreendente, mas a identidade do assassino só será revelada no último capítulo, mantendo o suspense até o fim. Para garantir que nenhum detalhe seja vazado, a produção montou uma verdadeira operação para proteger o segredo do desfecho.
Seguindo a estratégia para segurar a audiência, apenas os atores diretamente envolvidos nas cenas finais sabem quem é o responsável pelo crime. As gravações terminaram no último sábado (19), e o grande mistério será desvendado no capítulo final, previsto para ir ao ar no dia 1º de novembro.
Antes de sua morte, Ariosto enfrentará vários confrontos e crises. Artur (Túlio Starling) vai descobrir, através de Marcelo Gouveia (José Loreto), que foi o próprio pai quem mandou sequestrá-lo. Revoltado, o mocinho corta de vez os laços com Ariosto, e mesmo com as tentativas desesperadas do vilão para que Quinota (Larissa Bocchino) o ajude a reconquistar o filho, Artur não vai ceder e o expulsará de casa.
Outro ponto chave será a revelação sobre a ligação entre Elias Crisóstomo (André Luiz Frambach) e Ariosto. Elias promete ao pai que irá descobrir o que a família Leonel está tramando contra ele, mas o relacionamento dos dois será cheio de mentiras e manipulações. Deodora (Debora Bloch), por sua vez, ficará devastada ao descobrir que Ariosto escondeu dela a existência do próprio filho.
A tensão aumenta ainda mais quando Elias entrega uma caixa de dinamite a Ariosto, que planeja usá-la para destruir a Gruta Azul, quase causando uma tragédia de grandes proporções.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.