Nos últimos capítulos de No Rancho Fundo, Esperança (Andréa Bak) vai finalmente se dar conta das consequências de sua ganância ao acreditar que Cícero (Haroldo Guimarães) foi morto em um atentado planejado por ela e seus comparsas. Desolada pela culpa, a vilã acaba confessando sua participação no crime para a irmã, Fé (Rhaisa Batista).
Esperança e Fé recebem a notícia da suposta morte de Cícero, uma estratégia montada pelos Leonel para descobrir os responsáveis pelo sequestro e pelo atentado e para proteger o primo de novos ataques. Apenas Caridade (Clara Moneke) saberá que o pai está vivo e escondido.
Esperança orquestrou o atentado contra Cícero e contou com a ajuda de Blandina (Luisa Arraes), Marcelo Gouveia (José Loreto) e Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) para sequestrar o próprio pai, visando tomar posse das preciosas turmalinas paraíbas da Gruta Azul.
Mesmo assim, Esperança tinha orientado Jordão a preservar a vida de Cícero. Mas, influenciado por Deodora (Debora Bloch) e interessado em se casar com Esperança, Jordão decidiu dar fim à vida de Cícero, acreditando que isso garantiria seu caminho até ela.
Diante da “morte” do pai, Esperança rompe com Jordão e, tomada pelo remorso, abre o jogo com Fé sobre seu envolvimento no crime. Blandina, temendo ser desmascarada, tenta interromper a confissão, mas é surpreendida quando o próprio Cícero aparece vivo em seu velório, revelando às filhas como sobreviveu à emboscada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.