Nos últimos capítulos de Cabocla, Nastácio (Cosme dos Santos) finalmente alcança o seu grande sonho de transformar sua vida por meio da educação. Após enfrentar muitas dificuldades e obstáculos, inclusive a resistência de Boanerges (Tony Ramos), que o impede de estudar para se dedicar à fazenda, o caboclo consegue, com a ajuda inesperada de Joaquim (Reginaldo Faria), se dedicar aos estudos.
Ao longo da trama, Mariquinha (Carolina Kasting) incentiva Nastácio e sugere a ideia de oferecer aulas para jovens e adultos de Vila da Mata. Inicialmente, o caboclo precisa estudar às escondidas, já que Boanerges desaprova a ideia de seu empregado investir em educação. No entanto, a vontade de aprender de Nastácio é mais forte, e ele não desiste de sua meta, buscando sempre mais conhecimento.
Nos momentos finais da história, Nastácio se dedica completamente aos estudos, o que o leva a sonhar com uma vida diferente. Ele aspira a continuar seus estudos em cidades maiores, como Rio de Janeiro ou Vitória, e sonha em se formar doutor. Porém, a realização desse sonho parece impossível, já que ele não tem recursos financeiros nem condições de viver sozinho em uma capital.
É nesse momento que Joaquim aparece para ajudar. Durante o casamento de Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves), no qual é padrinho, Joaquim descobre o desejo de Nastácio de estudar fora e decide ajudá-lo. Precisando de um motorista para trabalhar no Rio de Janeiro, Joaquim vê uma oportunidade de dar a Nastácio a chance de realizar seu sonho.
Como Nastácio sabe dirigir, Joaquim o contrata para ser seu motorista, oferecendo hospedagem, alimentação, salário fixo e tempo livre para estudar em um colégio na capital.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.