Em Mulheres Apaixonadas, Marta (Marly Bueno) perseguirá Gracinha (Carol Castro) até a jovem se convencer de abortar o bebê que espera. Isso porque ela não aceitará que uma moça tão humilde engravide do seu filho, Cláudio (Erik Marmo), pois julga o ato como golpe da barriga para entrar na em sua família e tirar proveito da situação.
Por outro lado, Marta terá que se conformar com a decisão de Gracinha em não tirar a criança. A dondoca, por sua vez, mandará a moça ir embora de sua casa. A personagem de Carol Castro, entretanto, confrontará a senhora e cobrará os direitos trabalhistas pelos anos que seus pais trabalharam para ela. A vilã chamará a jovem de atrevida pela insolência e até passará mal.
Em outro momento, a situação ficará ainda pior quando Marta descobre que Cláudio cedeu o apartamento que ganhou quando completou 18 anos para Gracinha morar. A megera não aceitará e proibirá a entrada da jovem no imóvel. Apesar disso, Cláudio peitará Marta e dirá que Gracinha ficará no apartamento, pois será incapaz de abandonar uma mulher que está esperando um filho seu.
Cláudio se casa com Edwiges, que também é pobre
Apesar de Cláudio ter engravidado Gracinha, ele não ficará com ela no final de Mulheres Apaixonadas. Isso porque o bonitão reatará com Edwiges (Carolina Dieckmann). Marta sabe que a loira é da mesma posição social que Gracinha, mas não vai se opor ao casamento do filho. Com isso, a veterana parará de perseguir Cláudio e ele viverá, enfim, feliz com sua esposa.
Aliás, no dia do casamento, Gracinha comparecerá ao evento. Marta não esconderá seu desprezo por Gracinha e a questionará sobre sua presença no casamento, insinuando que ela está ali para arruinar tudo. A ricaça não poupará a moça, debochando dela ao saber que o filho do casal é uma menina e fazendo um comentário sarcástico sobre o nome que ela carregaria.
++ Resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas
No desfecho da trama, Gracinha não encontrará um novo amor e terminará a novela sozinha, criando sua filha. Enquanto isso, Cláudio e Edwiges partirão para Nova York em lua de mel, onde finalmente consumarão o casamento, marcando um novo capítulo em suas vidas.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.