Nos últimos capítulos de Cabocla, o Capitão Macário (Oscar Magrini) se revela como o grande vilão, responsável pelos principais crimes que abalaram a trama. Apesar das suas inúmeras artimanhas para escapar das consequências, ele acabará pagando caro por suas ações.
Tudo começa quando Macário perde o controle ao se tornar motivo de piada na cidade por causa de um plano arquitetado por Neco (Danton Mello). Tomado pela raiva, ele invade a casa de Justino (Mauro Mendonça) armado e chega a atirar contra o coronel, mas é baleado por Tobias (Malvino Salvador). Antes de “morrer”, o capitão confessa que foi o responsável pela surra dada em Felício (Sebastião Vasconcellos), mas tenta jogar a culpa em Boanerges (Tony Ramos), acusando-o de ser o mandante do crime.
Como dizem que vaso ruim não quebra, Macário sobrevive e decide forjar sua própria morte para escapar das consequências. Porém, uma estratégia inteligente do delegado coloca tudo a perder. Ele consegue arrancar de Desidério (Paulo Vespúcio), capanga do capitão, a confissão de que Macário não só comandou a surra em Felício, como também foi o mandante da tocaia contra Neco, tudo movido por interesses políticos.
Quando a farsa sobre sua morte é exposta, o capitão é preso junto com Desidério e recebe uma extensa lista de acusações. Para impedir que Macário use sua influência política em Vila da Mata para escapar de uma pena mais pesada, o juiz ordena que ele e seu capanga sejam transferidos para uma prisão em Vitória, onde terão um julgamento justo e imparcial.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.