Em O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo logo após o Jornal Hoje, Joana (Tassia Camargo) sofreu bastante por conta de Batista (Luis Melo). Ela foi enganada pelo homem e humilhada após descobrir que ele é rico e vai se casar com Marcela (Drica Moraes). Por conta da política, ele viverá uma relação de comercial de margarina.
Mas, com o passar dos dias, o banqueiro desistirá de se importar com as críticas e perceberá que ama a família. Ele se dará conta disso após Catarina esconder seus filhos com Joana – Fátima (Thais Müller) e Jorginho (João Cappelli) – na fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis).
Veja também – Batista invade a fazenda de Petruchio atrás dos filhos e fuga dá errado; saiba motivo
Em meio a tantas mentiras, Joana ficará com o pé atrás em aceitar o banqueiro de volta. Com tudo, o homem fará de tudo para conquistar o coração da mulher. No final da novela, ele estará em um grande comício, divulgando sua campanha política, quando avistará a mulher.
Nesse momento, ele perceberá que ama a lavadeira e fará uma declaração na frente de todos: “Para ser eleito, eu teria que negar minha família. Por isso, eu não quero esse sonho da vida política. Eu quero meu amor”. Ele descerá do palanque e lascará um beijão na mulher.
Com isso, eles passarão a viver como uma família e terão o final feliz. Joana se mudará com as crianças para o palacete do banqueiro. Vale lembrar que O Cravo e a Rosa é de autoria de Walcyr Carrasco e protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis. A trama foi exibida originalmente entre 2000 e 2001.