Enquanto protagonizam um verdadeiro “jogo de gato e rato” em A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) enfrentam problemas com a justiça, indo parar atrás das grades. Donatela, no entanto, sempre tentou provar a sua inocência, mesmo que para isso tivesse que fugir da cadeia e ficar escondida por meses.
A justiça, no entanto, finalmente será feita na reta final da trama, quando Donatela for inocentada, após armar uma arapuca para Flora, fazendo a rival confessar os seus crimes diante de várias testemunhas. Assim, o foco da polícia se voltará para Flora, que ainda dará trabalho até ser capturada e presa.
A absolvição de Donatela, aliás, será bastante celebrada. Ao deixar a delegacia, após prestar depoimento e finalmente ser inocentada, a ex-perua será cercada pela imprensa e por curiosos, que celebram o momento junto com ela. Mais tarde, junto com Irene (Gloria Menezes), Lara (Mariana Ximenes), Halley (Cauã Reymond), Tuca (Rosi Campos), Pedro (Genézio de Barros), Pepe (Jean Pierre) e Silveirinha (Ary Fontoura), Donatela brindará a sua liberdade.
Significado de “A Favorita” será revelado no fim da trama
Uma das grandes dúvidas do público que acompanha A Favorita é saber qual é o significado do título da novela. Fica evidente que isso tem relação com a dupla de protagonistas, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), mas afinal, o que “a favorita” se refere especificamente?
Como as duas personagens protagonizaram um verdadeiro jogo de rato, chegando, inclusive, a intercalar o posto de vilã da trama, deixando o público em dúvida sobre isso, houveram desconfianças de que isso faria referência a quem seria “a favorita” dos telespectadores.
Porém, em uma das últimas cenas da novela, foi revelado que esse nome não tinha relação com a preferência do público ou de outros personagens em relação à Flora e Donatela, e sim de quem é “a favorita” da própria Flora: a Donatela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
No desfecho, Donatela está em noite de núpcias com Zé Bob, quando fica distraída, recordando como Flora era uma criança linda quando elas se conheceram. Uma cena de flashback, então, mostra Flora e Donatela ainda crianças, brincando e conversando. Donatela revela a sua paixão pela música, mas Flora conta que não sabe cantar muito bem. A outra, então, insiste e elas cantam a música “Beijinho Doce”. É nesse momento que Flora decide se declarar para a amiga: “Nossa, Donatela, você canta tão bonito. Você é minha favorita, sabia?”.