Em O Rei do Gado, Rafaela (Glória Pires) acabará sendo “inocentada” após ter atentado contra a vida de Geremias (Raul Cortez) por falta de provas convincentes. Na verdade, o delegado Valdir (Tadeu di Pietro), que cuida das investigações, acabará sendo transferido para uma delegacia de outra cidade e, portanto, abandonará o caso.
Em conversa com Geremias, Valdir anunciará sua partida e dirá que foi transferido para Belo Horizonte, onde assumirá uma delegacia por lá. O italiano, por sua vez, ficará muito feliz, já que dessa forma ninguém descobrirá que Rafaela atentou contra sua vida e também que ele matou o dr. Fausto.
Apesar disso, Valdir continuará colocando em dúvida sobre todos os crimes na fazenda de Geremias. “Eu vim hoje aqui para me despedir do senhor (…) Vim também para lhe dizer uma última coisa… Eu não tenho nenhuma prova contra o amigo, eu estou indo embora com uma grande certeza de que foi o senhor que matou o dr. Fausto (…) E de que foi a sua sobrinha Rafaela que deu aquele tiro no senhor”, revelará.
Geremias vai disfarçar: “o senhor deveria ser transferido para um manicômio”, brincará. Valdir prosseguirá: “o senhor negociou esse segredo com ela quando deu aquela fazenda para ela”, completará. Geremias dirá que Valdir é competente e elogiará seu trabalho.
“Quer dizer então que o senhor confessa que eu estou certo?“, indagará a autoridade. Geremias continuará negando: “vai com Deus”, dirá. Os dois apertarão as mãos. O personagem de Raul Cortez, por fim, ficará aliviado que ninguém mais vai investigar os crimes que aconteceram dentro da sua fazenda.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.