Aquiles (Humberto Elizondo) é um homem de muitas posses, que sempre acreditou ter tudo aquilo que o dinheiro compra. O que ele não tinha ideia era que o dinheiro não compraria a consideração de pessoas nobres e uma boa saúde. No final de Um Refúgio para o Amor, ele ficará muito doente e viverá a dor de ser rejeitado por Violeta (Aleida Núñez), fruto do relacionamento dele no passado com Madalena (Socorro Bonilla). Triste e acamado, o ricaço receberá a visita da jovem e, pouco tempo depois, virá à tona a notícia de sua morte.
Veja também – Resumo Um Refúgio para o Amor: capítulos de 11/12 a 19/12/2023
Uma doença deve fazer com que Aquiles saia da zona de conforto e arrogância em que ele sempre esteve. A autossuficiência do homem rico tem sido deixada para trás nos últimos tempos, na medida em que ele tem se disponibilizado a conversar com aqueles que fez mal para entendê-los e poder se desculpar. Aquiles rejeitou Violeta como sua filha, mas depois percebeu o erro cometido e agora tenta se aproximar dela.
Veja também – Últimos capítulos de Um Refúgio para o Amor: Clara comemora ao saber que não ficará com a guarda da filha
Madalena teve que contar a verdade para Violeta, uma vez que ela estava prestes a se casar com o pai. No entanto, inicialmente a reação de Aquiles foi de rejeitá-la como filha. Agora, a realidade é que o homem quer ter contato com ela, mas ele é que tem sido rejeitado. Doente e de cama, ele entrará em uma angústia sem fim e será surpreendido pela visita inesperada da filha, que resolverá se compadecer dele. Dias depois, o estado de saúde de Aquiles terá uma piora e ele morrerá.
A trama, produzida pela Televisa em meados de 2012, é protagonizada por Zuria Vega e Gabriel Soto e antagonizada por Jessica Coch, Laura Flores, Roberto Blandón, Frances Ondiviela, Claudio Báez.