A reconciliação de Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) acabará resultando em uma gravidez inesperada por parte dos dois na reta final de Travessia. Além disso, o tal acontecimento será o responsável por desvendar um mistério envolvendo a maternidade de Tonho (Vicente Alvite) e, ao mesmo tempo, por descobrir que ela possui uma doença rara na trama de Glória Perez.
Tudo começará a partir de uma passagem de tempo que deverá ocorrer na primeira semana de maio, quando a protagonista ficará sabendo que está grávida do hacker. Na ocasião, a maranhense fará um teste com o objetivo de tomar conhecimento acerca do sexo do bebê, e, dessa forma, ficará sabendo que está à espera de uma menina. Nisso, ela também chegará a se lembrar da previsão da cigana a respeito de um parente que ela encontraria.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
“Teu parente de sangue é uma mulher! Uma mulher que tu já conheces. Não conhece de ser amiga, mas sabe quem é. Essa mulher é que vai mudar tua vida!”, terá dito a vidente. E já com relação ao mistério relacionado ao resultado negativo de seu DNA com o do filho, o público só verá isso ser totalmente solucionado nos últimos três capítulos da história.
Prova disso é que Bia (Clara Buarque) será a responsável por livrar a pele da mocinha e evitar que a mesma vá parar na cadeia, ao descobrir que ela se trata de uma mulher quimera, ou seja, que possui dois DNAs distintos em seu corpo. Foi por isso, então, que o resultado do teste dela com o de Tonho apontou negativo para o fato de ela ser mãe dele.