A versão original de Renascer é marcada por momentos intensos e de muita emoção, e um dos destinos mais trágicos da trama é o de José Inocêncio (Marcos Palmeiras). O coronel, apesar de ter escapado da morte em várias ocasiões, tem um desfecho triste no último capítulo da trama.
Na reta final da história, o protagonista é vítima de uma nova tocaia e leva quatro tiros, o que marca a sua queda definitiva. Após o ataque, ele passa por uma cirurgia extremamente complicada na tentativa de se recuperar dos ferimentos. Apesar do esforço médico, que salva sua vida, o coronel não consegue evitar as sequelas do ataque e se torna paraplégico.
A situação do protagonista se complica quando ele enfrenta uma tempestade, e sozinho, tentando pegar um atalho próximo à fazenda, perde o controle e cai da sua cadeira de rodas em um terreno acidentado. Em meio à chuva torrencial, o coronel tenta se salvar, mas acaba rolando abismo abaixo, o que agrava ainda mais a sua condição.
Enquanto agoniza, Inocêncio se recusa a receber medicação. Assim, João Pedro decide ir atrás do famoso facão do pai, fincado aos pés do jequitibá, e finalmente o arranca de lá, para que o protagonista possa partir em paz.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Depois, o jovem leva o facão até o coronel, que em uma cena emocionante, pede perdão ao filho pelos anos em que o rejeitou. Na cena final, Maria Santa (Duda Santos) cumpre sua promessa e aparece para levar Inocêncio junto com ela para o Além, onde poderão finalmente viverem juntos para toda a eternidade.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.