Em Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) acabará desenvolvendo um problema no coração, porém, não se cuidará. Ao fazer uns exames na capital, o médico dirá que ele terá que passar por uma cirurgia cardíaca, mas, ao voltar para o interior, ele mentirá para Filó (Dira Paes) ao revelar que está bem de saúde.
No último capítulo, Zé Leôncio sentirá uma forte pontada no coração, não resistirá e morrerá. Ele, aliás, se transformará em Velho do Rio, virando o novo protetor do Pantanal. Filo, por outro lado, sofrerá bastante com a perda do grande amor da sua vida.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Em uma cena comovedora, Filó estará sentada numa poltrona na frente da fazenda e, sozinha, lamentará: “É só essas crianças que vê esse Velho do Rio. Será mesmo o meu Zé Leôncio? Porque que não aparece para mim?”, falará a personagem de Dira Paes, que terminará a trama viúva e sem marido.
Veja também: Trindade abandona Irma durante a gravidez, volta para fazer o parto do filho e o entrega para Zé Lucas criar
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.