Em Alma Gêmea, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Adelaide (Walderez de Barros) é uma senhora rica, mãe de Débora (Ana Lúcia Torre) e Agnes (Elizabeth Savalla). Devido à idade avançada, ela frequentemente sente pontadas no coração e fraquezas, agravadas pelos problemas familiares, como as maldades de sua neta Cristina (Flávia Alessandra).
Como se sabe, a trama é dividida em duas fases: a primeira começa na década de 1920 e a segunda se passa nos anos 1940. No último capítulo, haverá uma passagem de tempo para o ano de 2006, com personagens mais crescidos e adultos. Com isso, a personagem de Walderez de Barros não aparecerá na cena, sugerindo que ela tenha morrido.
Agnes aparecerá mais velha, com cabelo branco, ao lado de seu marido Ciro e muito feliz. Ela será a única filha sobrevivente, já que Débora terá morrido envenenada.
Por fim, a herança de Adelaide, que havia sido deixada totalmente para Serena (Priscila Fantin) em testamento, será transferida para Felipe (Sidney Sampaio) e para Terê, uma vez que a indígena também terá morrido ao lado de Rafael (Eduardo Moscovis).
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.