Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) é uma entidade protetora. É uma espécie de guardião deste paraíso em terra que se chama Pantanal. No folhetim, ele se apresenta vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas que já se viu pelo bioma.
Nos últimos capítulos da novela, o Velho do Rio, enfim, cumprirá sua missão em proteger toda a família Leôncio e sumirá do Pantanal. Antes, a entidade se encontrará com seu filho, Zé Leôncio (Marcos Palmeira), que a essa altura terá morrido de infarto.
Espíritos de pai e filho se encontrarão. Zé Leôncio, por sua vez, ficará chocado ao ficar de cara com seu pai após muito tempo sem vê-lo. “Eu cai de cavalo naquela luta com marruá e a boca de sapo me pegou no pescoço. Dali eu estava morto”, explicará a entidade sobre o dia que morreu.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
“Nossas histórias também terminam aqui. E seus filhos, seus netos… tem que cuidar deles, e eu cuidei de você. Agora eu estou cansado dessa vida. Chegou a minha hora de descansar”, continuará “véi”. Em seguida, o Velho do Rio pedirá para Zé cuidar de tudo: “cuida bem da tua comitiva!”, concluirá a entidade, que sumirá, enfim, em meio ao Pantanal.
O veterano avisará que sua missão já foi cumprida e, que agora, o personagem de Marcos Palmeira ficará em seu lugar para proteger a vida de Jove (Jesuíta Barbosa) e toda a sua família.