Em Nos Tempos do Imperador, Bernadinho (Gabriel Fuentes) acabará tendo um final trágico nos últimos capítulos do folhetim da Globo. Na ocasião, o jovem estará na Guerra do Paraguai e, levará um tiro e, em seguida, morrerá nos braços de Samuel (Michel Gomes).
Na ocasião, Bernardinho estará fazendo a guarda do palácio vazio, junto com Samuel (Michel Gomes). Cada um deles ficará em um ponto diferente do prédio. Por outro lado, os dois perceberão duas pessoas na espreita, uma de Bernardinho, outra de Samuel.
Veja também: Confira a foto e saiba como será o primeiro beijo entre Clemência e Vitória
Logo na sequência, Samuel alertará o amigo: “Acho que tem alguém ali na frente”, dirá. Logo, ele o noivo de Pilar (Gabriela Medvedovski) notará um vulto passando no fundo do corredor e avançará pelo outro lado. Em seguida, Bernardinho conseguirá encurralar a pessoa.
Veja também: Resumo da novela Nos Tempos do Imperador
“Larga a arma e vira devagar”, ordenará o filho de Lota (Paula Cohen). Quando ele se aproxima, observará que é uma criança com bigode pintado. Bernardinho baixará a arma. “Está tudo bem, moleque. Não vou te fazer nenhum mal”. Rapidamente, um homem vem por trás de Bernardinho e atirará.
Samuel ouvirá o som do disparo e correrá para perto de Bernadinho e atirará no homem, que morrerá na hora. “Calma, vai ficar tudo bem. Socorro, alguém ajuda?”, gritará Samuel, segurando o amigo nos braços. “Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim… Eu… Eu…”, falará Bernardinho, morrendo em seguida. Em cenas seguintes, o filho de Lota será enterrado sob forte comoção.