Em O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo logo após o Jornal Hoje, Batista (Luís Melo) sempre teve o sonho de entrar para política. Mas, o homem desistirá da ideia por conta de seu amor por Joana (Tassia Camargo). Apesar de sempre ter se importado com a opinião dos outros, o ricaço vai parar de ligar para os comentários.
Ele se dará conta que seu amor pela lavadeira e pelos filhos é maior do que qualquer coisa. Contudo, ele perceberá que magoou muito o coração de Joana, mas não desistirá de tê-la novamente em sua vida. Para isso, Batista fará de tudo para reconquistar o amor da mulher pobre.
Veja também – Batista invade a fazenda de Petruchio atrás dos filhos e fuga dá errado; saiba motivo
Ele só conseguirá amolecer o coração de Joana no dia que fizer uma declaração de amor publicamente. Na ocasião, ele estará em um grande comício, divulgando sua campanha política, quando avistará a mulher. Nesse momento, ele se dará conta do quanto quer a lavadeira de volta.
Assim, ele fará uma declaração de amor em público: “Para ser eleito, eu teria que negar minha família. Por isso, eu não quero esse sonho da vida política. Eu quero meu amor”. Ele do palco e beijará Joana na frente de todo mundo. A lavadeira, então, para o palacete do banqueiro e eles irão viver com uma verdadeira família feliz e completa.