Finalmente, Aline (Barbara Reis) conseguirá provar sua inocência no tribunal e, assim, recuperar as terras que são de propriedade dela na reta final de Terra e Paixão. Será, portanto, graças a um depoimento de Vinícius (Paulo Rocha) que ela retomará aquilo que é seu de direito, além de dar ainda o troco em Antônio (Tony Ramos) na trama de Walcyr Carrasco.
Na ocasião, o ex-amante de Irene (Glória Pires) aparecerá completamente de surpresa somente às vésperas do julgamento, com o real objetivo de se proteger da fúria do vilão. Isso, no entanto, causará um verdadeiro espanto em todos, afinal as pessoas achavam que o geólogo havia morrido. Dessa forma, o homem não pensará duas vezes antes de revelar o plano da mãe de Petra (Debora Ozório) para roubar a fazenda da mocinha.
O personagem de Paulo Rocha justificará como Irene aplicou o chamado golpe dos diamantes e a forma pela qual a verdadeira proprietária do local o contratou. Em seguida, ele também afirmará que o todo-poderoso lhe deu um tiro pelo fato de “saber demais”. Diante de tudo isso, não restará outra alternativa para o Juiz a não ser a de conceder as terras para a protagonista.
Depois, o fazendeiro será conduzido para atrás das grades em razão de todos os crimes cometidos, da mesma forma que Irene. Logo após, Rodrigo (Maicon Rodrigues) aparecerá com o intuito de explicar tudo o que se passa ao público de forma geral. “Morreu, não! Ele está vivo! Passou esse tempo todo na aldeia do Jurecê [Daniel Munduruku], se recuperando. E deu um depoimento a nosso favor. Por isso, a Aline ganhou as terras de volta na Justiça”, dirá o advogado durante conversa com Luana (Valéria Barcellos), que fará questão de tirar dúvidas.
“Amei saber da vitória da Aline, mas não imaginava que teria o retorno de Vinícius! Que reviravolta!”, reagirá ela, na sequência. A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.