Um dos elementos de maior mistério em Renascer é o diabinho que José Inocêncio (Marcos Palmeira) mantém preso numa garrafa. O fazendeiro acredita que a pequena criatura é a fonte da sua prosperidade como agricultor e sua habilidade de escapar de todas as emboscadas preparadas por seus inimigos.
Isso faz com que Tião Galinha (Irandhir Santos) também confie cegamente nessa crença e fique obcecado em conseguir a criatura para que também possa ter prosperidade na sua vida.
Assim como na versão original de Renascer, exibida em 1993, a história do diabinho ganha um novo capítulo quando Tião acaba recebendo a criatura de presente do próprio Inocêncio. No entanto, sua fixação por ela é tão intensa, que Joana (Alice Carvalho) fica apavorada.
Desesperada, a mulher vê a oportunidade de se livrar da garrafa e acaba quebrando-a. Tião, em pânico, tenta desesperadamente recuperar o “cramulhão” entre os cacos, mas a criatura simplesmente desaparece. A esposa, então, revela ao marido que a criatura fugiu, deixando ele completamente devastado.
A fuga do diabinho acabará afetando Inocêncio. Na fazenda, o protagonista sente uma forte dor no peito e precisa ser socorrido por Inácia (Edvana Carvalho) e seus filhos.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
A governanta, preocupada com a situação, lhe prepara um chá e comenta que nunca havia visto o patrão sofrer nem mesmo uma dor de cabeça em todos esses anos. A situação deixa todos apreensivos e levanta suspeitas sobre a conexão entre a fuga do diabinho e a dor repentina de José Inocêncio, que na versão original da novela, após esse acontecimento, acaba entrando em um declínio que resultará em sua morte no final da novela.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.