Após quase 30 anos de serviços prestados aos fins de tarde e com liderança consolidada, a Globo decidiu por bem encerrar a história de Malhação. Ao fim da atual reprise de Malhação: Sonhos, as notícias dão conta que a emissora pretende estrear sua nova grade de programação.
Veja também – Confira cinco novelas que fizeram sucesso no Brasil, mas não deram certo no exterior
Conforme noticiamos anteriormente, os rumores internos confirmam que a Globo preencherá a lacuna deixada por Malhação com mais novela. Estreará uma nova versão do Vale a Pena Ver de Novo, que reapresentará prioritariamente novelas que fizeram sucesso na faixa das 18h. Diante do fim de uma história longa como esta, relembre as temporadas que mais fizeram sucesso da novela:
Malhação 2004
Quem não se lembra da Vagabanda, estrelada pelos personagens de Marjorie Estiano e João Velho? A melhor audiência que Malhação atingiu até hoje entre todas as suas temporadas foi em 2004. Teve autoria de Ricardo Hofstetter, Daisy Chaves, Laura Rissin, Paula Amaral, João Brandão, Izabel de Oliveira, Mariana Mesquita, Alessandra Poggi e Lícia Manzo.
Veja também – Assim como Um Lugar ao Sol, relembre três novelas com personagens gêmeos que não agradaram o público
A história tem como ponto central, assim como nas cinco temporadas anteriores, o Colégio Múltipla Escolha. A trama principal é em torno das diferenças de mundo entre Letícia (Juliana Didone) e Gustavo (Guilherme Berenger), que mesmo sendo tão opostos acabam se apaixonando. Malhação 2004 foi reprisada pelo Canal Viva entre os anos de 2015 e 2016.
Malhação 2005
Pegando o embalo na 11ª temporada de sucesso, Malhação 2005 tem a mesma abertura da versão de 2004. Porém, apesar desta semelhança, que não é a única pois o Colégio Múltipla Escolha continua fazendo parte da história, esta temporada gira em torno de outro drama.
Veja também – Conheça quais novelas de sucesso da Manchete que a concorrência comprou, mas nunca exibiu
Bernardo (Thiago Rodrigues) e Betina (Fernanda Vasconcellos) começam a novela como um casal apaixonado, mas que acaba se desentendendo após um mal entendido que permite Jaque (Joana Balaguer) entrar na vida de Bernardo e criar um triângulo amoroso. Kiko (Alexandre Slaviero), João (Java Mayan) e Marcão (José Loreto) também são personagens muito marcantes da novela, pois inspiraram os jovens da época para iniciarem a moda do estilo bad boy.
Malhação 2006
Esta temporada trata-se da terceira com maior audiência e repercussão. Ganhou uma nova roupagem após as aberturas parecidas entre as duas antecessoras e recebeu direção geral de Roberto Vaz. O diretor foi apontado como o responsável pela queda acumulada em Malhação. A audiência da novela iniciou uma curva decrescente a partir da temporada de 2006, o que foi se tornando pior depois da saída de Vaz.
Veja também – Confira cinco novelas da concorrência que deixaram a Globo desesperada
Ainda assim, Malhação 2006 se saiu bem e o Colégio Múltipla Escolha continuou na história. Foi a partir deste cenário que o casal protagonista se conheceu. Por ironia do destino, Cauã (Bernardo Mello Barreto) e Manuela Prado (Luiza Valdetaro) se apaixonam, mas descobrirão depois que são irmãos.
Malhação: Pro Dia Nascer Feliz
Exibida entre 22 de agosto de 2016 e 3 de maio de 2017, Pro Dia Nascer Feliz foi uma temporada de Malhação responsável por reverter o estado crítico enfrentado pela novelinha teen, após anos de temporadas e audiência morna. Antes desta temporada, não era difícil ver o Cidade Alerta da Record superando a audiência da novela.
Veja também – Quais foram as novelas mais problemáticas que a Globo já teve?
Os Titãs embalam a música trilha da abertura da novela, criada por Emanuel Jacobina. O autor foi trazido de volta às novelas depois de um histórico exitoso com trabalhos como, por exemplo, a novela Coração de Estudante. A história desta temporada tem discussões pertinentes ao universo jovem, como o preconceito racial, bulliyng e gravidez na adolescência. Este último tema, inclusive, ganhou maior destaque na temporada seguinte, que também fez bastante sucesso.
Malhação: Viva a Diferença
Reprisada recentemente diante da pandemia e do impedimento de gravações nos Estúdios Globo, a temporada que recebe o subtítulo de Viva a Diferença bateu recordes e recebeu até premiação. Com autoria de Cao Hamburguer, a novela recebeu o Emmy, maior premiação do setor televisivo mundial.
Veja também – Nego do Borel é expulso de A Fazenda: relembre os casos de atores acusados de assédio sexual
A trama principal gira em torno das Five, Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari) e Keyla (Gabriela Medvedovski), que formam um grupo de amigas. Com personalidades e mundos completamente distintos, as garotas se conhecem quando ficam presas em um metrô e Keyla, adolescente e mãe solteira, entra em trabalho de parto. A partir daí, as diferenças entre elas é o que fortalece esta amizade.