Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Zé Lucas (Irandhir Santos) não chegará a ver seu filho com Érica (Marcela Fetter) nascer. Isso porque a jornalista acabará sofrendo um aborto espontâneo, perdendo o bebê de forma inesperada. Ela, no entanto, vai esconder a perda do pai e passará a enganá-lo para se casar com ele.
Zé Lucas aceitou se casar com Érica após descobrir que ela estava grávida dele. Na verdade, o pai da jornalista praticamente o obrigou a trocar alianças com a filha, visando benefícios políticos. No entanto, como informamos, o bebê morrerá antes de nascer, e Érica não vai revelar isso ao futuro marido. Na oportunidade, ela será convencida pelos pais a ficar calada.
Após mentir para Zé Lucas, Érica se lamentará para Ingrid (Gisela Reimann), sua mãe. “Eu não sei onde eu estava com a cabeça quando dei ouvidos a você! Eu menti para a única pessoa que foi sincera comigo“, dirá ela, aos prantos. “Você não mentiu, Érica. Você omitiu“, rebaterá a sua genitora. “Não, eu menti. Eu inventei uma história, sem pé nem cabeça, para esconder dele que o nosso
filho morreu.“, esbravejará a loira.
Em seguida, a mãe lembrará que ela omitiu a morte do filho para salvar o casamento. “Salvar que casamento, mãe? Um casamento feito às pressas… Pensado, como sempre, para atender aos interesses políticos do meu pai?“, perguntará a jovem, que acabará novamente sendo manipulada pela mãe e ficará de bico fechado.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.