Um dos principais personagens de Cabocla, o coronel Justino quase foi vivido por outros dois atores. Antes de escalar Mauro Mendonça para o papel, a Globo cogitou outros nomes para darem vida ao vilão no folhetim de Benedito Ruy Barbosa, que está em reprise na faixa Edição Especial.
Na história, exibida originalmente em 2004, Justino é um antigo rival político de Boanerges (Tony Ramos), com quem protagoniza uma série de conflitos ao longo da trama.
Essa rixa entre os dois é o principal impeditivo para o romance entre Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves), que são impedidos de viverem o amor que sentem um pelo outro.
Antonio Calloni quase foi o coronel Justino
Na época, Antonio Calloni foi o primeiro nome pensado para viver o coronel Justino, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, em fevereiro de 2004. Um detalhe que chama atenção é que naquela ocasião, uma diferença de 31 anos separava os dois atores: Calloni tinha 42, enquanto Mendonça estava com 73.
Caso sua escalação em Cabocla fosse confirmada, Antonio Calloni praticamente emendaria um trabalho no outro. Isso porque, até abril daquele ano, o ator ficou no ar na minissérie Um Só Coração. Já a estreia da novela das seis aconteceu em maio.
Depois de não entrar para o elenco da trama rural, Calloni foi deslocado para outro trabalho no mesmo ano: Começar de Novo, novela das sete que estreou em novembro de 2004.
Raul Cortez também ficou de fora de Cabocla
Outro nome cogitado para o papel foi Raul Cortez (1932-2006), segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. O veterano, que também estava no ar na minissérie Um Só Coração naquela ocasião, tinha 72 anos na época.
Se ele fosse o escolhido, teria destaque pela quarta vez consecutiva em uma trama de Benedito Ruy Barbosa. Ele e o autor vinham de uma parceria bem-sucedida em novelas como O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999) e Esperança (2002).
Raul Cortez, no entanto, acabou indo para o elenco de Senhora do Destino, que entrou no ar em junho de 2004, sendo sua última novela.
Por fim, o papel de coronel Justino ficou com Mauro Mendonça. Afastado das novelas desde 2016, o ator está com 93 anos atualmente e faz raras aparições.