A nova novela bíblica da Record TV, Gênesis chamou a atenção do público desde o dia de sua estreia no horário nobre da emissora de Edir Macedo, em 19 de janeiro. Prova disso é que a trama alcançou mais que o dobro de audiência de seu principal concorrente, o SBT, além de ainda ameaçar a Globo em quatro capitais e também por ser a produção mais assistida pela classe alta brasileira durante sua faixa de exibição.
De acordo com informações veiculadas pelo site Notícias da TV, com base nos números divulgados pelo Kantar Ibope Media, 36% dos telespectadores do folhetim pertencem as classes A e B na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país, com dados referentes as duas primeiras semanas. Em contrapartida, a líder de audiência, das 21h às 21h55, possui 34% desse público, e já o canal de Silvio Santos apenas 23%.
No mais, ainda segundo a publicação, de 19 de janeiro a 5 de fevereiro, Gênesis atingiu 15,1 pontos na capital paulista. Isso quer dizer que a história teve um crescimento de mais de 60%, se comparada com Amor Sem Igual. Os Dez Mandamentos, por sua vez, fechou com 12 pontos nas duas primeiras semanas.
Audiência em outras praças
Na primeira e segunda semanas, Gênesis alcançou em Goiânia a liderança isolada no Ibope: foram 20,6 pontos para a Record contra 18,6 para a Globo. Em Salvador (21,5 x 18,9), Recife (22,2 x 16,8) e Vitória (18,8 x 14,4) a emissora evangélica também ficou em primeiro lugar.
Já nas 15 principais capitais brasileiras, ou seja, no PNT (Painel Nacional de Televisão), a trama bíblica obteve 14,7 pontos de média, contra 24,6 da Globo e 5,5 do SBT.