O sucesso de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo tem feito a Globo experimentar dois sentimentos opostos: alívio e apreensão. Ao mesmo tempo em que a emissora comemora os altos índices, vive uma grande dor de cabeça para escolher a substituta.
Nos últimos meses, a direção da Globo vem enfrentando um problema duplo causado pela reprise vespertina. O primeiro deles é como explicar para seus anunciantes como a reexibição de uma novela de quase 20 anos atrás está dando quase a mesma audiência que a novela das nove — um produto inédito e bem mais caro.
Além disso, o departamento de programação do canal carioca vem “quebrando a cabeça” para escolher a substituta de Alma Gêmea. Existe uma apreensão nos bastidores sobre a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo, que pode agravar a crise de ibope.
Sucesso traz alívio e problemas
Em reexibição na faixa vespertina desde abril, o folhetim de Walcyr Carrasco disparou a audiência do Vale a Pena Ver de Novo, que vinha em baixa com Paraíso Tropical (2007), que fechou com apenas 13,1 pontos de média.
Em sua reta final, Alma Gêmea acumula 16,7 pontos de média. Além de reerguer a sessão de reprises, a novela vem chegando na casa dos 20 pontos nas últimas semanas, turbinando as atrações do horário nobre.
Foi um grande alívio para a direção da Globo, que viu vários programas crescerem no ibope com a alta audiência que a trama entrega. Isso, no entanto, também trouxe problemas.
Substituta de Alma Gêmea gera incerteza na Globo
Atualmente, a Globo comercializa trinta segundos nos intervalos de Alma Gêmea por cerca de R$ 203 mil. Já nos breaks de Mania de Você, o mesmo espaço custa pouco mais de R$ 895 mil. Como explicar para o anunciante da novela das nove que ele paga bem mais caro para aparecer para quase a mesma audiência? Um problema e tanto.
Além disso, com o término da reprise se aproximando, surgiu um problemão para a direção da rede: qual novela escolher para ocupar o Vale a Pena Ver de Novo? O medo é colocar no ar uma trama que fracasse e cause um efeito dominó no ibope, afundando os índices do horário nobre ainda mais.
Com Alma Gêmea perto do fim, a Globo está com um problema extra para resolver. A emissora corre contra o tempo para se decidir, já que a próxima reprise tem estreia prevista para o dia 25 de novembro. Algumas novelas estão sendo analisadas, mas ainda sem uma decisão.
Porque não ‘avenida Brasil’?