Reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Alma Gêmea se consagrou como um dos grandes fenômenos da Globo nos anos 2000 e um dos maiores sucessos da história do horário das seis. A trama de Walcyr Carrasco, no entanto, rendeu a maior dor de cabeça para a emissora.
Logo de cara, a história protagonizada de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) conquistou o público e se tornou um sucesso estrondoso. No entanto, pouco tempo depois surgiu um grande problema: duas acusações de plágio contra Walcyr Carrasco.
Apesar de todo o sucesso de audiência que fez, a trama também recebeu duras críticas da imprensa da época. Considerado decepcionante, o desfecho da obra foi detonado.
Acusações de plágio
Os primeiro problema para a Globo apareceu quando o escritor Carlos de Andrade entrou com uma ação judicial contra Carrasco. Ele alegou que Alma Gêmea era uma cópia de seu livro, “Chuva de Novembro”, lançado em 1997.
Na sequência, surgiu a escritora Shirley Costa. Ela acionou o novelista judicialmente sob o pretexto de que a novela da Globo apresentava supostas semelhanças com o romance “Rosácea”, de sua autoria.
No entanto, Walcyr Carrasco acabou sendo absolvido nos dois processos. Passada a dor de cabeça nos tribunais, ele se firmou como o grande autor do horário das seis da Globo.
Novela criticada
Mesmo com todo o sucesso, Alma Gêmea não escapou das críticas. A jornalista Bia Abramo, da Folha de S. Paulo, por exemplo, disse que a novela apresentou um “inequívoco ar cafona”. Ela também criticou a caracterização dos personagens caipiras e indígenas, a quais considerou “desastradas”.
Thomas Villena, do Jornal do Brasil, classificou a trama de Walcyr Carrasco como ruim. “Felizmente acabou. E já foi tarde. Alma Gêmea terminou tão ruim quanto durou o seu reinado”, afirmou. Ele criticou as atuações da maior parte do elenco e ainda detonou o desfecho do folhetim.
Uma sequência exibida no fim da novela contou com duas passagens de tempo. “Conseguiram enfeiar todo o elenco. Um exagero. A mensagem do autor foi uma tristeza. E chega 2006, com Rafael reencontrando Serena. Será que vai dar mais uma novela? Espero que não!”, disparou.
Em reprise nas tardes da Globo desde abril, Alma Gêmea chega ao fim novamente como um sucesso. A novela, que reergueu a audiência da faixa, chegará ao fim no dia 6 de dezembro. A substituta será Tieta, que estreia no dia próximo dia 2.