Em Cabocla, a luta de Felício (Sebastião Vasconcelos) por suas terras terá um desfecho positivo. Após uma longa batalha contra o Coronel Justino (Mauro Mendonça), o agricultor conseguirá a escritura definitiva das terras que sempre cultivou e defendeu com sua família.
Justino chega a usar a força para expulsar Felício das suas terras, enviando capangas para derrubar as cercas do sítio. Humilhado, Felício é forçado a deixar tudo para trás, e a notícia se espalha rapidamente pela Vila da Mata, provocando revolta entre os moradores. No entanto, o coronel, temendo que sua reputação seja manchada, alega que tudo foi feito dentro da legalidade, e tenta convencer os trabalhadores da vila a passarem para o seu lado, oferecendo salários mais altos e condições supostamente melhores para aqueles que abandonarem Boanerges (Tony Ramos) e se aliarem a ele.
Apesar de todo o poder e influência de Justino, Felício não estará sozinho nessa luta. Com a ajuda de Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), o agricultor leva seu caso à justiça e consegue uma vitória histórica. Ele recupera suas terras de forma definitiva, recebendo a escritura que sempre mereceu.
No entanto, Justino muda completamente o seu comportamento após a vitória de Felício. Em vez de continuar com sua postura agressiva e até se vingar, como todos esperavam, o coronel adotará uma nova estratégia. Ele vai pessoalmente até Felício para dar a notícia de que perdeu a batalha judicial e se oferece até mesmo para levá-lo ao cartório para que a escritura seja oficializada, celebrando a vitória do agricultor na venda de Zaqueu (Cláudio Gabriel).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Porém, essa mudança repentina de comportamento de Justino não será por acaso. Sempre esperto, o coronel estará de olho nas próximas eleições e sabe que precisa mudar sua imagem para ganhar a simpatia do povo.