Em Triunfo do Amor, Fausto (Juan Carlos Franzoni) vai confessar todas as maldades de Bernarda (Daniela Romo) para Maria Desamparada (Maite Perroni) e a jovem ficará em choque. Na ocasião, a protagonista visitará o ex-mordomo da vilã na cadeia e ele assumirá a lista de pervesidades da mãe do padre João Paulo (Diego Olivera).
Durante a conversa, Fausto confirmará para Maria que Bernarda tentou matá-la queimada no bairro onde ela morava com Linda (Dorismar) e Natty (Susana Diazayas). Também dirá, entre outras confissões, que a víbora foi a mentora do sequestro do pequeno João Paulo.
“Dona Bernarda foi quem roubou o seu filho”, dirá, deixando a namorada de Max (William Levy) impactada. Mais tarde, Maria, enlouquecida de ódio, procurará Bernarda e humilhará a velha sem piedade: “Aqui a única manipuladora é você, que quis me enganar com suas demonstrações de carinho (….) Eu falei com o Fausto. Me contou toda a história da sua vida”, dirá a filha de Vitória (Victoria Ruffo), deixando a velha pasma.
Confrontada, Bernarda pedirá para Maria voltar a trabalhar com ela. “Estou disposta a pagar o triplo”, afirmará ela. Maria, contudo, rejeitará a proposta: “Eu sinto muito, mas isso se chama traição e eu não estou acostumada a faltar aos meus compromissos”.