A reta final de O Cravo e a Rosa reserva uma grande descoberta para Fátima (Thais Muller) e Jorginho (João Capelli). Os dois finalmente irão descobrir que são irmãos de Catarina (Adriana Esteves). Batista (Luis Melo) é quem será o responsável por contar toda a verdade para as crianças.
A revelação começa quando o banqueiro promove um comício para divulgar a sua candidatura política. Na plateia, Batista vê Joana (Tássia Camargo), o seu grande amor, e com toda empolgação do momento, ele decide se declarar para ela. Mas para fugir de todo o falatório das pessoas, eles saem às pressas do local acompanhados pelos quatro herdeiros do banqueiro.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
No meio de toda a muvuca, Catarina (Adriana Esteves) deixa escapar uma palavra que obriga Batista a abrir o jogo: “Vamos papai, vamos depressa que os jornalistas não vão nos dar paz”. “Papai? Você chamou o meu pai de papai?”, questiona a mocinha, estranhando a situação. “Fátima, Jorginho, eu tenho muito o que explicar a vocês, meus queridos, mas a Bianca e a Catarina são suas irmãs”, revela o banqueiro.
A menina fica abismada com a notícia, mas logo em seguida, Fátima surpreende ao demonstrar toda sua felicidade com a notícia, correndo para abraçar Catarina, que não esperava a atitude da pequena.
Escrita por Walcyr Carrasco, O Cravo e a Rosa foi exibida originalmente pela Globo em 2000, na faixa das 18h. A novela, que é protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, é uma das mais reprisadas pela Globo, por quase sempre cair no gosto do público e registrar bons índices de audiência.