Nos próximos capítulos de Família é Tudo, a paz na pensão será abalada com a chegada de um personagem que promete causar confusão: Ubaiara (Marcelo Medici). O pai de Guto (Daniel Rangel) e Chicão (Gabriel Godoy) ressurge após um longo período de ausência, disposto a se reaproximar dos filhos, mas sua presença trará à tona antigos ressentimentos, especialmente com Guto.
Ubaiara, que tem vivido de trambiques, aplicando golpes em mulheres ao fingir ser um homem rico, reaparece na vida dos filhos e passa a morar na pensão com eles. O reencontro promete ser complicado, já que Guto não guarda boas lembranças do pai, que o tratava com indiferença e sempre demonstrou uma clara preferência por Chicão.
Guto não esconde seu desconforto com a presença de Ubaiara, que o trata com desprezo e frieza. Com Chicão, no entanto, o hom,em se comporta de forma completamente diferente, se mostrando orgulhoso do filho mais velho. Esse tratamento diferenciado só aumenta a mágoa de Guto, que desabafa com Furtado (Claudio Torres Gonzaga) sobre o favoritismo do pai.
A situação piora quando Guto apresenta Lupita (Daphne Bozaski) a Ubaiara. O pai, de forma desrespeitosa, zomba do relacionamento e faz comentários maldosos sobre a aparência da jovem. A atitude do pai só reforça a raiva de Guto, que revela a Lupita os traumas da sua infância e a falta de apoio do pai.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Família é Tudo
Guto relembra como Ubaiara reagiu quando descobriu que ele sofria bullying na escola por ser nerd e mais baixo que os colegas. “Ele disse que, se eu fosse como o Chicão, todo mundo ia me respeitar. Que eu devia jogar bola na rua, e não ficar lendo o dia todo e ajudando a mãe, como se fosse uma empregada”, conta Guto.
Lupita tenta confortar o namorado, sugerindo que talvez essa seja uma oportunidade para ele e Ubaiara se resolverem. “Quem sabe é o contrário? É a chance que cês têm de se resolver. O seu papá vai ver o hombre que cê se tornou e vai ter mucho orgulho de você!”, diz ela. No entanto, Guto está cético e desiludido, afirmando que não vê a hora do pai ir embora novamente.