A Globo tem feito readequações em sua política interna e algumas mudanças tem chamado atenção. A principal transformação verificada tem a ver com a falta de interesse em manter um casting fixo.
Veja também – Saiba 10 atores globais que já assumiram publicamente não acreditarem na existência de Deus
Isto se verifica principalmente por conta da quantidade de demissões de veteranos, como é o caso de Tonico Pereira. O ator esteve em diversos trabalhos para a Globo e se consagrou ao fazer longa estadia no seriado A Grande Família (2002-2014) interpretando o Mendonça.
A lista de produções de Tonico na emissora carioca é muito longa. Começou ainda nos anos 70, com o clássico O Espigão. Depois, emendou em diversos trabalhos diferentes, variando entre séries e novelas.
Principalmente em papéis de humor, o ator manteve um contrato fixo com a Globo até pouco tempo depois de A Grande Família. Com o fim da atração, ele passou a ser contratado apenas para participações especiais e perdeu sua garantia de emprego certo.
Veja também – Confira cinco novelas com títulos bizarros e que não têm nada a ver com as suas histórias
Tonico se uniu aos milhares de talentos que só vão receber seus proventos caso estejam no ar. O último trabalho fixo do ator foi em 2020, durante a série Stella Models. Com isto, as contas chegaram e ele não esconde que é um brasileiro como qualquer outro.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele explicou sua situação nos últimos tempos: “Estou praticamente falido“. Em cartaz na turnê de uma peça teatral carioca e prestes a estrear em um filme, os proventos nestes trabalhos não estão suprindo suas necessidades financeiras.
Veja também – Descubra quais são os 10 atores globais mais bem pagos
Assim, Tonico Pereira precisou investir em um negócio próprio, uma espécie de brechó no Rio de Janeiro. No entanto, o empreendimento está mal das pernas: “Não está dando lucro […] Os proprietários aumentaram o aluguel. É uma loucura isso, não existe solidariedade nenhuma“.
O ator, que fez participação recentemente em Um Lugar ao Sol (2021), não esconde sua infelicidade com a situação enfrentada. Ex-fumante e com problemas de saúde, ele precisa de custear diversos exames e tratamentos.
Dentre as dificuldades, está o fato de que Tonico tem uma prótese peniana que não está mais sendo trocada. “A internação é caríssima, tive que adiar“, disse o ex-global. Em média, a internação e a troca do recurso custa em torno de R$ 25 mil.
Tonico Pereira disse que fez empréstimo
Em entrevista a revista Quem, Tonico Pereira já havia comentado sobre a pindaíba que estava sua vida financeira, que se assemelha ao cenário de vida de milhares de brasileiros. O ator confessou que decidiu investir no brechó por conta da instabilidade do ramo artístico.
Porém, Pereira disse que coleciona prejuízos: “Por enquanto, só dá despesa. Já vendi três carros e peguei uns quatro empréstimos para mantê-lo aberto. O melhor mês que a gente teve foi o de dezembro. A pandemia afetou muito as atividades daqui“.
Ele afirma que o grande motivo para esta decisão de investir num negócio próprio são as oportunidades variáveis. Quando os convites estão em alta, as finanças ficam em dia, porém quando é o contrário já não se pode falar o mesmo.
Veja também – Ex-atriz global fala pela primeira vez sobre tragédia na família: “Estouraram a cabeça do meu pai”
“Monetariamente, não confio na profissão de ator. Então, fico arranjando alternativas para não depender da renda vinda exclusivamente deste trabalho“, confessa Tonico Pereira, consagrado com uma carreira de mais de 50 anos.
Diferentemente de muitos, o ator descarta a possibilidade de pensar no ramo artístico como algo problemático e reconhece: “Ainda assim, meu lado ator foi o que conseguiu me levantar de todas as minhas falências. Meu trabalho como ator me fez pagar tudo o que eu devia, tanto é que não devo nada atualmente“.