Em Renascer, Jacutinga (Juliana Paes) ganha bastante destaque como a dona do bordel da cidade. Apesar disso, se mostra uma mulher bastante forte e sábia, e tem uma ligação direta com o casal protagonista da história, Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão).
Acontece que a cafetina é a responsável por acolher Santinha na sua “casa das damas” e promover o casamento dela com o “coronelzinho”, além, claro de dar inúmeros conselhos a jovem, que é uma garota ingênua e foi praticamente abandonada pelo pai após acreditar estar grávida.
No decorrer da trama, Jacutinga ainda terá um papel importante ao ser a responsável pelo parto dos quatro filhos de Maria Santa e José Inocêncio, incluindo o último, José Pedro, o que acaba causando a morte da mocinha e a maior dor do protagonista, que passa a rejeitar o filho ao longo da trama justamente por isso.
Jacutinga vai embora da cidade
E quem não viu a primeira versão de Renascer não imagina que Jacutinga, vivida originalmente por Fernanda Montenegro, tem um desfecho bastante melancólico, ainda na reta inicial da trama. Após um salto temporal, a mulher aparecerá solitária diante da decadência do seu bordel, que estará vazio, bem diferente de quando a história teve início.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Renascer
Isso fará com que a cafetina tome a decisão de fechar o bordel e partir da cidade, em uma cena bastante comovente. Ela aparecerá indo embora em um pequeno caminhão, levando todos os seus pertences e sendo observada por Norberto, vivido originalmente por Nelson Xavier, que fica devastado com a partida da sua amada, mas ressalta a importância que ela teve na cidade, principalmente como parteira.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.