Ex-autor de novelas e ex-diretor de Dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu detonou as novelas atuais da emissora. Para o novelista, a qualidade das tramas caiu drasticamente, assim como aconteceu com o investimento nas produções.
De acordo com Abreu, vários fatores influenciaram na queda de audiência dos últimos anos, com as novelas da Globo com cada vez menos ibope. Além do crescimento do streaming, ele também apontou a diminuição de investimentos nos folhetins como algo que também influencia.
Novelas como Mania de Você, Volta por Cima e Garota do Momento vem sofrendo com a queda de audiência, perda de qualidade e cortes de cenas e tramas por parte da Globo.
Queda de audiência
O ex-chefão da Globo apontou os problemas em entrevista ao site Notícias da TV. Ele pontuou que a mudança de hábito dos telespectadores também impactou bastante.
“São vários fatores [para a queda de audiência]. Primeiro é que, na pandemia, as pessoas começaram a descobrir o streaming. E essa ideia de você parar tudo o que está fazendo numa determinada hora para assistir novela também caiu. Só as pessoas que não têm muito o que fazer na vida é que vão todo dia, àquela hora, sentar para assistir”, disse.
Silvio de Abreu critica novelas da Globo
Abreu contou que assistiu as novelas da Globo recentemente e que percebeu uma queda de qualidade, apontando que tudo é inferior.
“Primeiro, os investimentos financeiros devem ser muito menores. Eu não tenho ideia de quanto, mas muito menores, porque os cenários são muito ruins. Os cenários que você vê hoje nas novelas, exceto a das nove, são cenários de novelas que os outros canais faziam, bem inferiores. Os cenários são de novelinha de quinta categoria, são só paredes”, disparou.
O novelista criticou a falta de cenas externas — que viraram raridade para enxugar custos de produção –, além de cenários com qualidade inferior e a falta de cuidado com alguns pontos essenciais.
“Você não vê [cena] externa, quase não tem. É tudo dentro de um cenário, é tudo na cidade cenográfica. E as cidades cenográficas são muito inferiores às que a gente tinha antes. A iluminação é chapada, não tem nenhum estudo maior de iluminação, é tudo muito lavado, você não tem um degradê de luz pra criar um clima dentro de uma cena”, analisou.
No entanto, esses não são os únicos problemas. Abreu também afirmou que falta história nas tramas. “Atualmente, o que as novelas não têm é uma história. Elas têm cenas. Uma cena em que as pessoas falam um monte de coisas, e vai para outra cena”, disse.
“Não tem uma história que engancha, que vai engatando uma cena na outra, que vai formando uma curiosidade, uma cadeia, uma emoção, e que você não pode deixar de assistir amanhã. Isso não tem mais”, completou o ex-diretor de Dramaturgia da Globo.
Censura e demissões
Nos últimos anos, muitos são os relatos de uma suposta censura nas novelas da Globo, inclusive com cenas cortadas e tramas alteradas. O ex-autor global contou que ouviu várias reclamações.
“Eu tenho recebido muito de telefone, reclamam muito dessa censura. E eu vou dizer censura porque é sobre qualquer tipo de assunto, é o politicamente correto. A TV está errada de fazer isso? Não. Ela tem seus princípios e valores, mas ela tem que ver de que maneira isso vai ser feito, para que não prejudique a narrativa da história”, revelou.
Silvio de Abreu também criticou as demissões de veteranos e a grande troca de elenco, com a aposta em vários nomes mais novos. “Quando uma empresa como a Globo manda embora todo o seu estafe e só contrata gente que está começando, o resultado só pode ser amador. É o que está acontecendo. Por quê? Como era a TV Globo? A Globo era como uma grande universidade, um aprendia com o outro”, pontuou.