Em Terra e Paixão, Jonatas (Paulo Lessa) acabará pagando por um crime que não cometeu! Isso porque, em cenas previstas pra irem ao ar em breve, o rapaz será culpado por ter mandado sabotar o carro que Daniel (Johnny Massaro) sofreu acidente. A armação será criada graças a Antônio (Tony Ramos), que forçará Dalva (Patricia Pinho), mulher do mecânico Ernesto (Eucir de Souza), a revelar o nome da pessoa por trás da morte do filho de Irene (Glória Pires).
A princípio, Dalva e Ernesto sofrerão um atentado misterioso e, por conta da situação, a mulher ficará em coma. Dias depois, ela conseguirá acordar. Antônio, por sua vez, mandará Sidney (Paulo Roque), um de seus comparsas, ameaçar Dalva. “É melhor ficar quieta. Nada de chamar a atenção. Eu não vou te matar. Mas, pra isso, você vai ter que fazer o que eu mandar, entendeu bem?”, começará ele, que ordenará que ela diga que Jonatas mandou sabotar o freio do carro que matou Daniel.
Mais para adiante, após se recuperar, Dalva surgirá para Caio (Cauã Reymond) e o delegado: “O nome da pessoa que encomendou o serviço pro Ernesto é Jonatas”, mentirá a personagem. Com isso, o filho de Agatha (Eliane Giardini) exigirá que Jonatas seja preso. “Caio, não é assim. Não posso prender alguém baseado apenas num testemunho”, argumentará a autoridade. “Como não? O Jonatas gosta da Aline. Deve ter ficado sabendo do envolvimento do Daniel com ela. E ainda tinha raiva do meu pai. Então quis se vingar!“, esbravejará.
Mais tarde, Jonatas ficará sabendo da acusação e se chocará com a injustiça. O rapaz logo será intimado a depor na delegacia e, obviamente, negará tudo. Vale lembrar que o verdadeiro culpado de toda a desgraça pode ser a própria Irene. Resta saber como isso vai acabar.