Em Terra e Paixão, a obsessão de Antônio (Tony Ramos) pelas terras de Aline (Barbara Reis), ao que parece, vai muito além da questão de água. Nos próximos capítulos, após fechar um acordo com a protagonista e começar a pagar pelo uso dos recursos hídricos, o fazendeiro surpreenderá ao contratar um espião para coletar algo secreto na água do riacho – levantando a hipótese de que o lugar tem algum outro atrativo.
Em cenas seguintes, o espião surgirá examinando o riacho e coletará algo na água. Em seguida, o homem guardará o material no bolso, mas será flagrado por Aline, que ficará desconfiada. Ele, então, despistará a jovem dizendo que estava apenas tomando um banho. Hipócrita, o espião perguntará se se as terras são dela.
“São, sim. Mas se quer se refrescar fica à vontade. A gente já se conhece?”, questionará ela. “Acho difícil. Eu sou novo na região”, revelará ele. “Se é novo, tem que cuidar para não se perder. Para sair daqui, tem que seguir naquela direção lá”, ajudará a personagem de Barbara Reis sem desconfiar das intenções do estranho.
Por fim, o homem misterioso agradecerá e, quando Aline sair, colocará a mão no bolso para verificar se ainda está com o que retirou da água. Ao que tudo indica, há algo muito valioso na água, que pode ser ouro. Por outro lado, resta saber o que o autor reservou para o público saber nos próximos capítulos.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.