O maior atrativo da fase inicial de O Rei do Gado é a rivalidade cruel entre as famílias Mezenga e Berdinazzi, mas no maior estilo “Romeu e Julieta”, eles serão confrontados quando os filhos Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller) viverem um romance proibido e precisarem lutar para ficarem juntos.
Porém, já farto de ver o sofrimento do filho, Antonio Mezenga (Antonio Fagundes) decide ir até a casa do rival, Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira), para selar a paz entre eles. Em troca, ele estará disposto a ceder as terras que o rival havia lhe roubado, o que causou toda essa briga entre as famílias. “Eu estou te pedindo a mão da tua filha Giovanna para o meu filho Enrico, é isso”, dirá Mezenga.
Berdinazzi reluta, mas após ver uma declaração de amor da filha, ele decide aceitar o acordo, pedindo para que o filho, Bruno (Marcello Antony), vá até a fazenda do rival para lhe dar a notícia. “Bruno, tu vai lá e diz para aquele maledito que eu aceito o seu pedido. Antes que essa infeliz apareça de barriga cheia. Mas diga a ele que não quero festa. Esse matrimônio será pior que um funeral”, falará o vilão, contrariado.
Nova briga põe casamento em risco
Dias depois, as famílias finalmente se reúnem e partem para o casamento no caminhão dos Mezengas, presenciando toda a alegria e paixão de Enrico e Giovanna. Mas se engana quem pensa que esse será um final feliz para o casal e que a guerra entre as duas famílias termina aí.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Re do Gado
Depois do casamento dos filhos no cartório, Mezenga e Berdinazzi já começam a se desentender, quando Mezenga afirma que não irá mexer na cerca que divide as fazendas. “Vai ficar onde está. E tua filha vai morar em minha casa com o meu filho”, dirá ele. “Eu não confio na tua palavra, Mezenga. Eu quero tudo passado em cartório. Segunda-feira nós dois vamos lá tratar disso”, retrucará Berdinazzi.
Mezenga, no entanto, já tentará relativizar o acordo que eles fecharam, esquentando o clima entre os rivais. “Eu já te dei as terras que me roubou. Pronto, está conversado”, falará. Irritado, Berdinazzi pedirá para que o rival pare o caminhão e ordena que os filhos tirem Giovanna do veículo. “Seu casamento termina aqui. Seu pai não é um homem de palavra”, gritará Berdinazzi para Enrico, deixando o rapaz arrasado. Mezenga, no entanto, promete ao filho que irá buscar a mocinha, mas que eles precisam esperar a poeira baixar.