Em O Rei do Gado, após a morte de Berdinazzi (Tarcísio Meira), os filhos do veterano visitarão a casa de Mezenga (Antonio Fagundes) para fazer uma revelação que deixará todos revoltados. Ao chegarem lá, Giácomo (Manoel Boucinhas) e Geremias (Caco Ciocler) dirão que o pai mudou o testamento e não deixou nada para Giovanna (Letícia Spiller).
Veja também: Antonio Mezenga morre após se intoxicar com veneno para caruncho do café e velório é marcado por comoção
“Resolvemos vender (as terras)”, dirá Geremias. “E a parte da irmã de vocês? Ela é herdeira do pai dela, vai ser dona de parte de tudo que ele deixou, como também vai ser herdeira da parte do que o meu pai deixar”, falará Enrico. “Você está enganado, cunhado”, rebaterá Giácomo.
Veja também: Resumo da novela O Rei do Gado
Em seguida, Giácomo lembrará da mudança do testamento: “Logo depois que você fugiu daqui com nossa irmã a primeira coisa que o pai fez foi ir até o cartório da cidade para fazer o testamento dele”, iniciará. “Nesse testamento não tinha Bruno, que morreu na maldita guerra, e nem Giovanna, que para ele tinha morrido também”, completará Gerermias.
Veja também: Após morte de Antonio Mezenga, Enrico vira o jogo, se livra de cafezal e fica rico com criação de gado na fazenda
Nesse momento, Mezenga ficará incrédulo: “Ficaram vocês dois, seu vagabundos?”. “Só ficamos nós, seu Mezenga”, responderá um dos filhos do Berdinazzi. “Nossas terras já estão vendidas”, completará o homem. Enrico ficará revoltado pedindo e mandará os dois saírem dali. “Eu já esperava por isso, filho”, lamentará Mezenga. “Eles aproveitaram que o pai dele estava caduco para tomarem conta de tudo”, explicará o personagem de Antonio Fagundes.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.