Em Paraíso Tropical, Daniel (Fabio Assunção) finalmente vai desmascarar Taís (Alessandra Negrini), ao descobrir que ela está se passando por Paula, enquanto que seu verdadeiro amor está sendo mantida presa em uma clínica psiquiátrica. Acontece que a enfermeira Mercedes (Cristina Galvão) decide ajudar Paula, indo atrás de Daniel no seu escritório e entregando para ele uma carta da mocinha.
Mercedes entrega a carta para conseguir provar a Daniel que Taís está o enganando. Daniel inicialmente fica irritado com as acusações de Mercedes porque realmente acreditava que a mulher com quem estava era sua verdadeira esposa. Porém, ao ler na carta alguns detalhes íntimos que só ele e Paula sabiam, o mocinho finalmente percebe a situação.
Em seguida, Mercedes revela mais detalhes, dizendo que a verdadeira Paula ainda está viva e está internada na clínica onde ela trabalha como enfermeira. A mulher ainda conta que Olavo (Wagner Moura) foi o responsável por levar Paula para a clínica e a manter presa lá. “A moça que saiu daqui não é quem você pensa. Eu vim aqui para lhe contar toda a verdade. É a Taís. Ela tomou o lugar da irmã”, vai disparar a enfermeira.
Daniel desmascara Taís
Com essas revelações, Daniel se vê forçado a confrontar Taís. No apartamento, ele decide relembrar momentos íntimos que teve com Paula e percebe que realmente se trata da vilã. Daniel, no entanto, não deixa Taís perceber que foi desmascarada e vai para o banheiro, onde chega a chorar de ódio.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.