A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, surpreendeu recentemente ao anunciar a compra da novela Os Dez Mandamentos para ser exibida pela TV Brasil, que é a emissora estatal do país. A novela, vale recordar, foi produzida pela Record em 2015 e fez um enorme sucesso, chegando a vencer a Globo.
De acordo com a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a emissora pode estar infringindo uma regra constitucional ao comprar Os Dez Mandamentos e exibi-la em sua programação. É o que compreende uma análise feita pela Ouvidoria Cidadã sobre a decisão da EBC após o anúncio feito pela estatal.
Veja também – Zé Alfredo ameaça matar Cora caso ela revele romance com Maria Ísis
Segundo essa análise, a compra vai contra a Constituição Federal de 1989 ao “colocar o sistema público como auxiliar na divulgação de um único olhar sobre a religiosidade”. ainda menciona o valor astronômico da compra para “a reprodução de conteúdos já reprisados pelos menos quatro vezes”.
AUTORA DE OS DEZ MANDAMENTOS COM OUTROS PLANOS
Autora de um dos maiores sucessos da história da Record, Os Dez Mandamentos, a roteirista Vivian de Oliveira está muito feliz longe do canal dos bispos, aparentemente.
Ela, que se demitiu da emissora em 2018, quando ainda escrevia Apocalipse, decidiu que não quer nada com a TV no momento, e está se dedicando a outros projetos.
“Vou começar a investir em projetos pessoais na área de cinema”, avisa Vivian. Por enquanto, ela faz questão de destacar, “tudo ainda no início”, disse a autora ao Uol.
O contrato de Vivian foi rescindido em agosto de 2018, após 21 anos de emissora, onde foi colaboradora de várias novelas e séries. “Apocalipse” foi a sua novela de despedida.