Em Cabocla, um dos momentos mais emocionantes e trágicos da trama é a morte do filho de Boanerges (Tony Ramos) e Emerenciana (Patrícia Pillar). O que deveria ser um momento de alegria, com a chegada de um novo membro à família, se transforma em uma dor profunda, especialmente para o coronel, que vê seus sonhos desmoronarem com a perda do filho.
O sofrimento começa quando Emerenciana sente uma dor forte e vai para o quarto, entrando em trabalho de parto. Preocupada, ela pede a Nastácio (Cosme dos Santos) que chame Generosa (Vera Holtz) para ajudá-la. Com a ajuda de Maria (Edyr de Castro) e Ritinha (Aisha Jambo), as mulheres se preparam para o momento tão esperado. Boanerges, confiante e cheio de expectativa por ter um menino, se mantém à distância, sem querer atrapalhar a esposa com sua ansiedade.
No entanto, a expectativa logo se transforma em um pesadelo. Generosa chega com a devastadora notícia de que o bebê nasceu sem vida, com o cordão umbilical enrolado no pescoço. O choque e o sofrimento tomam conta de todos, mas é especialmente difícil para Boanerges.
A dor da perda é imensurável, e ele se vê desolado, questionando a Deus por que seu filho foi tirado antes mesmo de nascer. Em um desabafo emocionado com seu primo Luís (Daniel de Oliveira), Boanerges expressa toda a angústia que sente, já tendo até pensado em um nome para o filho que agora nunca poderá ter. “Por que Deus fez isso cumigo? Por que ele foi levá o meu minino?”, questiona o coronel, completamente arrasado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.