Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) tomará uma decisão que ninguém poderia imaginar em relação ao seu sucessor. Desiludido com seus próprios filhos, Caio (Cauã Reymond) e Petra (Debora Ozório), o fazendeiro enfrentará momentos difíceis e considerará entregar todo o seu legado nas mãos de Luigi (Rainer Cadete).
Antônio explicará que Luigi se tornou a única pessoa em quem ele pode confiar e que permaneceu ao seu lado quando os outros o abandonaram. Acontece que Caio não desejará mais ter qualquer relação com o pai, especialmente após os eventos que levaram ao término de seu relacionamento com Aline (Barbara Reis).
Por outro lado, Petra também romperá com a família, pois descobrirá que a suposta traição de Hélio (Rafael Vitti) foi uma cilada arquitetada por sua própria mãe, Irene (Gloria Pires). Diante disso, a jovem decidirá seguir sozinha em seu tratamento em uma clínica psiquiátrica, ignorando a existência do pai.
Com a ausência de seus filhos e enfrentando a crise familiar, Antônio se sentirá injustiçado em deixar todo o seu patrimônio para os dois, a quem ele considera “ingratos”. Caio estará fora do circuito de trabalho da fazenda, e o patriarca se sentirá rejeitado por Petra devido à sua estadia na clínica.
Antônio anuncia decisão de nomear Luigi como seu sucessor
Em um momento específico, Antônio notará que Petra está ao telefone com Luigi, mas não se dará ao trabalho de falar com ele. Em vez disso, ele desabafará em voz alta, expressando sua desilusão. Luigi tentará acalmar a situação, argumentando que Petra estava ocupada e tinha horários na clínica. Ele mentirá, dizendo que Petra enviou saudações para toda a família.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
No entanto, Antônio reconhecerá a tentativa de amenizar a situação e debochará da resposta de Luigi, afirmando que sabe que seus filhos o abandonaram e não querem mais saber dele. E para a surpresa de todos, ele fará uma revelação inesperada. “Agora só conto com você, italiano! Eu estou pensando seriamente em fazer de você o meu sucessor! Você foi o único que ficou do meu lado!”, dirá o vilão, deixando o italiano em choque.