Na novela Terra e Paixão, atualmente em exibição no horário das 21h da Globo, Irene (Glória Pires) não descansará enquanto não se vingar direitinho de Agatha (Eliane Giardini). Após a outra vilã da novela lhe fazer perder tudo (inclusive o marido), a matriarca dos La Selva resolverá mirar forte na rival e contará com a ajuda de Silvério (Samir Murad) para descobrir quem é o terceiro filho que a mulher tanto esconde na trama.
Após ser flagrada na cama com Vinícius (Paulo Rocha) por causa de uma armação da inimiga, Irene bem que tentará evitar o divórcio de Antônio (Tony Ramos), mas falhará e ainda verá o marido noivando de Ágata em tempo recorde. Mesmo pensando em mandar matar a inimiga, ela optará por uma vingança mais branda.
Em conversa com Silvério, ela proporá uma aliança. “Eu quero que você seja meu aliado, Silvério. Juntos nós podemos destruir essa mulher. Na verdade, o mais simples seria acabar com a vida dela. Mas essa não seria uma boa estratégia. A Agatha viraria uma mártir, e o Antônio nunca me perdoaria”, dirá.
De início, o advogado vai ficar apavorado com a fala da megera, deixando claro que não participará de nenhum plano para acabar com a vida de Ágata. “E eu jamais seria conivente com um crime bárbaro como esse, pelo amor de Deus! Irene, se é esse o teor dessa conversa…”, dirá ele, sem pestanejar.
No entanto, ela dirá que pretende agir de outra forma, especialmente para descobrir qualquer segredo que a rival esteja escondendo. “Calma, Silvério. Eu não vou fazer nada que possa nos prejudicar. O que eu preciso é que você levante a ficha completa da Agatha, para saber quem ela é na realidade”, pedirá.
“Há coisas que nós não sabemos. E pra saber nós temos que localizar o filho dela que está na Europa. Algo me diz que vai ser através desse rapaz que nós vamos desmascarar essa mulher”, raciocinará ela, sem nem imaginar que o tal filho em questão é Hélio (Rafael Vitti), por quem sua filha está apaixonada.