Em Mar do Sertão, Tertúlio (José de Abreu) passará por um verdadeiro tormento psicológico depois de enfrentar um inferno astral, principalmente quando Tertulinho (Renato Góes) decide interditar o próprio pai na justiça e faz o coronel abandonar a fazenda Palmeiral.
Porém, na reta final da trama, o vilão acabará sofrendo uma nova virada ao descobrir uma paixão inesperada. Sem rumo, o coronel vai se deparar com a igreja de Dagmar (Heloísa Jorge), que pode mudar a sua vida e dar um pouco de conforto para o seu coração. As palavras da pastora deixarão Tertúlio encantado e fará com ele desenvolva uma verdadeira obsessão por ela.
A princípio, o coronel ficará apreensivo sobre a forma como poderá levar esse amor adiante, mas ele vai descobrir que ela, apesar de ser pastora, tem permissão para se casar. Dagmar também terá o suporte de Tertúlio após passar por um momento difícil, fazendo com que os dois se aproximem cada vez mais e permita que o vilão recomece sua vida longe das pessoas que o traíram.
José confronta o coronel sobre quem encomendou a sua morte
Mas antes que sua vida volte a entrar nos trilhos, o coronel acabará sofrendo uma nova decepção, que o deixará ainda mais abalado psicologicamente. Com o retorno de Fubá Mimoso (Marco França) à Canta Pedra, agora totalmente regenerado, José (Sérgio Guizé) estará empenhado em descobrir quem encomendou a sua morte. O protagonista chegou a ir atrás de Tertulinho (Renato Góes), mas o advogado, malandro, soube sair da situação e não comentou nada sobre o assunto.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Assim, José decide confrontar outro alvo: Tertúlio. O protagonista chega a questionar o pai sobre quem encomendou a sua morte para Tião/Fubá Mimoso, mas em um tom de acusação. O coronel, que já está fragilizado emocionalmente por todos os problemas que vem enfrentando, tendo até mesmo iniciado um tratamento psicológico, ficará abalado com o questionamento do filho.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.