No último capítulo de A Favorita, previsto para ir ao ar no dia 11 de novembro, Flora (Patrícia Pillar) descobrirá o local da lua de mel Donatela (Claudia Raia) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e aproveitará para atormentá-los. Na ocasião, a vilã chegará a acertar um tiro no jornalista, mas Lara (Mariana Ximenes) chegará bem na hora e acertará uma bala em sua mãe.
Veja também: Halley invade diretoria da Fontini, acusa Norton de ser espião de Flora e o agride perante os conselheiros: “Canalha”
Logo na sequência, Flora ficará fragilizada, mas será resgatada. Ela, então, ficará delirando em uma maca com ajuda de um oxigênio para respirar. Por outro lado, Irene (Glória Menezes), que sofreu bastante nas mãos da megera, se aproximará para humilha-la da pior forma possível.
Veja também: Resumo da novela A Favorita
Enquanto olha Flora quase desacordada, Irene dirá palavras severas e justas: “Eu vou fazer tudo para você passar o resto da sua vida presa, na pior e na mais imunda de todas as cadeias”, dirá. Nesse momento, Flora abrirá os olhos. “O pior castigo para você não é morrer não, é continuar viva e sofrendo por todo mal que você causou!”, concluirá a idosa, que se sentirá vingada ao ver a vilã na pior.
Em cena final, Flora surta e diz que se chama Donatela
No último capítulo, a loira aparecerá lavando roupa no presídio, quando será apresentada a uma nova detenta pela carcereira. “Trouxe companhia para você”, dirá. “Trata de deixar esses lençóis bem branquinhos, senão já sabe…”, ameaçará a carcereira.
Essa obsessão, inclusive, é o que explica o título da novela, “a favorita”, fazendo referência justamente ao fato de Donatela sempre ter sido “a favorita” de Flora. Em uma cena de flashback no último capítulo, Donatela relembrará a infância junto com Flora e um momento em que a rival a ouviu cantando e se declarou: “Nossa, Donatela, você canta tão bonito. Você é minha favorita, sabia?”.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.